Todo artista passa por fases. Não importa o que faça, se é escultor, se é pintor, se é ilustrador ou designer, e as fases são sempre muito semelhantes: Ora o artista está bem, crítico de outros artistas e de si mesmo, ora o artista não consegue identificar pequenas falhas que qualquer outra pessoa encontra, e diz o que está errado, ora você está tão confiante de estar fazendo algo tão belo, ora você não consegue gostar de nada que você produz.

Walt Disney dizia a seguinte frase:

“Para começar, pare de falar e comece a fazer.”

 

Não adianta você esperar que a inspiração chegue e não fazer nada a respeito.
Todo trabalho criativo não importa a sua área de atuação precisa de prática diária, ou seja, se você não se forçar a sentar e realmente fazer, você nunca vai evoluir e consequentemente não atingirá nenhum de seus objetivos com seu trabalho.

Fale menos e faça mais! ou melhor não fale, faça!

giphy (10)

Se você realmente fizer, estudar, praticar, o tão temido bloqueio criativo ou a procrastinação deixarão de fazer parte da sua vida. Uma das frases mais interessantes sobre o que esperar de seus trabalhos já foi dita por Jake Parker: “Finalizado, não perfeito”.

Você não deve e nem pode esperar a perfeição de todos os seus trabalhos. O artista sempre passará por altos e baixos, e é normal – é preciso aceitar que sempre passará por essas fases.

 

Portanto, arrisque, finalize, se não ficar bom, aceite.