O Aprendiz e o Mestre
O aprendiz e o mestre: entenda como a nova marca representa uma nova era para nossos alunos, missão e valores.
Se no post da História do Cartoon nós fizemos uma viagem ao tempo para falar sobre os personagens que mudaram o mundo dos desenhos, hoje o papo será mais voltado para os dias atuais com esse mercado tão vasto que se encontra. Maaaas antes, vamos voltar para o final dos anos 90 e início dos anos 2000 para entender um pouquinho melhor como chegamos até aqui.
Quando a Cartoon Network chegou em 1992, a Nickelodeon já havia passado por uma crise em meados dos 80. Por mais que a Cartoon tenha sido bem recebida pelos telespectadores, a Nickelodeon foi a pioneira na transmissão de desenhos no período noturno com o Nick at Nite, e ambas emissoras tiveram que gerenciar suas crises em algum momento.
E esse é o ponto em comum quando falamos do mercado de animação: a capacidade de se reinventar e ultrapassar gerações. No final dos anos 90 tanto a Cartoon quanto a Nick já haviam entregado grandes clássicos da animação! Iniciamos a década com Doug Funny e seu fiel companheiro Costelinha e finalizamos com a clássica abertura de um cientista com seus famosos ingredientes criando 3 meninas superpoderosas
A Pixar nos entrega Toy Story em 1995, deixando claro que os anos 2000 seria de evolução com a permanência das animações 3D. A Cartoon entrega (considerado por muitos) o seu melhor na Era City, que aconteceu entre os anos 2004 a 2006 (no Brasil 2005 a 2010), foi nessa época que os desenhos tinham mais ação agradando também os jovens adultos. Atrações como: Samurai Jack, As Terríveis Aventuras de Billy Mandy, A Mansão Foster, Ben 10, que foi uma febre na venda de acessórios e Jovens Titans.
Na TV, a animação nessa época perde um pouco a força pelo sucesso de algumas séries em live action como iCarly, Victorius e Drake & Josh criadas pela Nick. Em contrapartida a Cartoon entra em uma nova Era, conhecida como renascença, com a volta de animações originais, com um novo ar, visual e temáticas dos novos tempos. Hora de Aventura, Apenas um Show, O Incrível Mundo de Gumball, fizeram um grande sucesso! Enquanto os estúdios de TV estavam adaptando suas animações e programação para um novo público que havia mudado seu comportamento diante de um novo mundo com o avanço tecnológico e o acesso à internet, os cinemas já haviam entendido o recado.
Com a estreia de Shrek em 2001, que tinha um humor voltado um pouco mais para adultos e o sucesso estrondoso da Era do gelo, ficou claro o que o público queria ver ao comprar um ingresso, a Disney, ainda tentou até 2009 lançar animais 2D no cinema, com a Princesa e o Sapo, mas percebeu que precisaria se reinventar caso quisesse continuar ocupando seu lugar de indicações na categoria de animação do Oscar. Para se ter uma ideia de quão lucrativo é a indústria de animação, quando falamos em orçamento chegamos na casa do bilhão! Como é o caso de Frozen que arrecadou 1,27 bilhão de dólares em bilheteria no mundo todo. O primeiro filme em 3D da Disney foi o “Enrolados” em 2010, e bateu quase 600 milhões de dólares em bilheteria! Como treinar seu Dragão 2 da Dreamworks bateu 620 milhões de dólares! E você aí achando que animação é coisa de criança né… A partir daí, animações 2D para cinema ficou apenas na história, e apenas Animes e estúdios como a Marvel, investem mais pesado até nos dias atuais para manter essas produções.
Ah, então não tem mais desenho com estilo cartoon? Claro que tem! Mas a forma que são produzidos atualmente, é diferente! Quem lembra das princesas em 3D no filme Wifi Ralph? E vocês estão preparados para ver o Pernalonga 3D no novo Space Jam? O mercado de animação nunca esteve tão em alta! A técnica 3D abriu portas para diversos setores, como na Indústria de games, por exemplo. Com todos em quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus, a animação conseguiu se tornar uma ótima alternativa especialmente em projetos publicitários.
“Sem a necessidade de espaços físicos para a criação de cenas ou a presença de atores, com exceção da dublagem, que requer menos contato, a produção de conteúdo animado de séries, longas, institucionais e para games se manteve”
E se você pensa que precisa sair do Brasil para trabalhar com animação, eu vou te provar que temos estúdios incríveis por aqui e que estão dominando o mundo!
Copa Studio – Estúdio de animação 2D, fundado em 2009 com sede no Rio de Janeiro, o Copa possui parceria com grandes produtoras, incluindo a Cartoon Network, onde lançou sua animação de maior sucesso: Irmão do Jorel. Outras animações: Tromba Trem e Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas.
Combo estúdio – Fundado em 2015, também fica no Rio de Janeiro e é responsável pela incrível “Any Malu”. Além de já ter realizado trabalhos para Disney, Universal e Netflix. Se você ainda não viu Super Drags, veja!
Birdo Studio – Fundado em 2005, fica em São Paulo. A Birdo foi criada com foco no mercado publicitário. No início já realizou projetos para empresas como Mercedes e Coca- Cola. Em 2012 venceu a competição para criação de mascotes das Olimpíadas do Rio 2016, onde foi convidada pela Cartoon a produzir a série: Vinícius e Tom – Divertidos por Natureza. Outras animações: Oswaldo, Cupcake e Dino e Clube da Anittinha.
Alopra Studio – Fundado em 2006 fica em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Trabalham tanto com animação quanto com ilustração. Um estúdio formado por ilustradores, animadores, designers e publicitários. No site da Alopra, você pode ver uma lista imensa de parceiros como Ancine, Canal Brasil e ESPN.
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