Blog

Dá uma olhada nos conteúdos
Início » Explore Diferentes Materiais de Desenho!
Explore Diferentes Materiais de Desenho!

Explore Diferentes Materiais de Desenho!

Por: Bea 23/05/2024

Cada material de desenho tem uma característica única, diferentes estilos e texturas e usá-los demonstra versatilidade na sua jornada criativa! Nesse post, explore diferentes materiais de desenho e tire ideias para seus projetos!

Explore diferentes materiais de desenho: Lápis

Antes de tudo, os lápis é um dos materiais de desenho mais acessíveis no mundo. Usado tanto para desenhar, escrever, pintar e etc. Além disso, as empresas categorizam os lápis em dureza (H), ponta fina (F) e negritude do seu grafite (B). Assim sendo, o lápis 9H é o mais duro, enquanto o lápis 9B é o mais macio. Se interessou sobre? Temos um conteúdo legal sobre isso no YouTube!

Sugestão de atividades com o lápis: sketchs, retratos realistas e estudos de anatomia. Ao mesmo tempo, a variação da ponta, dureza e negritude do grafite podem ser exercícios interessantes para treinar luz e sombra, gestual e até aguçar sua coordenação motora-fina.

Explore diferentes materiais de desenho: Carvão

À primeira vista, as pessoas não veem o carvão como um material comum para fins artísticos, porém, a sua natureza esfumaçada é perfeita para a experimentação de diversas técnicas de desenho.

Além disso, você pode encontrar o carvão nas formas vegetal, prensada, em lápis (perfeita para quem prefere não sujar as mãos) e até mesmo em pó. Como resultado, você tem mais possibilidades de se aventurar no uso do carvão no desenho!

Sugestão de atividades: Retratos expressivos, estudos de luz e sombra, desenhos de figura rápida. Então, o carvão é excelente para desenhar traços rápidos de pose ou expressão.

Explorando sua arte com a Aquarela

A aquarela é ativada pela água e a sua pincelada na folha é fluida. No entanto, experimentar com aquarela exige paciência, pois ela borra muito facilmente e você deve diluir bem o pigmento na água para o uso.

Sugestão de atividades: Paisagens, finalização de composição ou desenho livre no sketchbook. Dica: utilize água com moderação para controlar a intensidade da cor e evitar o enrugamento do papel.

E aí? Colocar à prova suas habilidades e criatividade nesse processo de experimentação, é um exercício de entender que, cada material, tem algo único a oferecer. Logo, sempre explore diferentes materiais de desenho e veja o que mais te agrada como artista!

Em nossos cursos de Kids e Tradicional, nossos alunos utilizam de diferentes materiais na produção de suas ilustrações! Marque uma aula experimental com a gente para vivenciar uma experiência assim!

E para você? Qual outra material de arte você mais gosta de usar em seus projetos? Conta para gente! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *