Desenho Gostoso

Curso de Desenho com objetivo de fazer com que o aluno descubra seu estilo pessoal ao mesmo tempo que aprende os fundamentos básicos: Estrutura, Anatomia, Perspectiva, Estilização e Design de personagens.

Como encontrar seu estilo de desenho? 

Desenhar é um ato primitivo e exclusivo da espécie humana, uma ação ancestral que nos conecta ao momento presente e molda nosso olhar para o futuro.

A oficina tem como objetivo criar a consciência de que seu desenho possui uma estética natural, que ao ser analisada revela padrões que levam ao encontro do estilo pessoal. 

A partir desse momento o aluno irá aplicar os fundamentos básicos (estrutura, anatomia e perspectiva) para assim aumentar a qualidade e complexidade do estilo recém adquirido. 

O diferencial dessa oficina é que o estudo da técnica tem o propósito de enaltecer seu estilo pessoal, e não suprimir a existência dele.

Ao longo do tempo, a prática deste exercício desenvolve também o senso espacial, estético e proporciona inúmeras descobertas pessoais.

O desenho com estilo pessoal está ao alcance de todos, basta que exista disposição para uma jornada de prática e autoconhecimento. 

Objetivo do curso

O curso é voltado para artistas iniciantes ou profissionais que têm interesse em descobrir um processo prazeroso de desenho, adequado à personalidade de quem o está produzindo. 

Ideal para pessoas que querem trabalhar com ilustração, design de personagens, história em quadrinhos e criação de desenhos em geral.

Pŕe requisitos

Experiência:

Não requer conhecimento prévio de pintura.

Materiais:

  • Sketchbook A4 (ou folhas soltas numa pasta)
  • Caneta bic preta, lápis e borracha da preferência do aluno.

Módulos do curso

Sobre o vai aprender .
Clique abaixo para saber mais

Módulos do curso

Sobre o vai aprender
  • 1 Estilo Pessoal e Temática
  • 2 Fundamentos e Design de Personagens
1 Estilo Pessoal e Temática
Módulo 1

Estilo Pessoal e Temática

Ter um estilo pessoal de desenho não é uma escolha, mas um ato de descoberta, que só ocorre depois de muita prática e reflexão.

O primeiro contato que temos com nosso desenho gostoso é na infância. Todas as crianças gostam de desenhar, fazem isso sem técnica, sem autocrítica, sem o pensamento de mercado de trabalho, a criança desenha pelo simples prazer de criar formas e espalhar linhas pelo papel.

A maioria das pessoas para de desenhar e as que seguem a carreira artística, muitas vezes, contaminam o processo do desenho com comparações, excesso de autocrítica, vergonha e preocupações quanto ao mercado de trabalho. Tudo isso nos afasta do prazer de desenhar e transforma o processo em algo cansativo e muitas vezes frustrante.

Neste módulo nós iremos resgatar o prazer pelo ato de desenhar e a partir deste sentimento encontrar a “estética natural” de cada um. De uma certa forma, é como se a pessoa descobrisse o timbre da sua voz.

A partir deste momento o aluno precisa praticar e deve decidir por um tema para sua produção. Um tema empolgante faz o processo ficar mais prazeroso e traz a consistência necessária para o estilo começar a amadurecer.

Quero me matricular agora
2 Fundamentos e Design de Personagens
Módulo 2

Fundamentos e Design de Personagens

Neste módulo iremos nos aprofundar nos fundamentos básicos do desenho. É necessário que além do estilo pessoal o aluno entenda de estrutura, anatomia, perspectiva e design.

Agora é hora de cada um encontrar seus “pares” que são outros artistas, que existem no presente e no passado (nesse momento vai haver uma introdução à história da arte). Encontrar nossos pares é importante para nos darmos conta que não inventamos nada, outros artistas desenham de forma semelhante a nossa, encontrá- los ajuda também a encontrar nosso lugar no mundo e no mercado de trabalho. 

O exercício final deste módulo será criar um ou mais personagens, com seu estilo pessoal, assim como um ou mais cenários que servirão de base para um projeto pessoal.

O projeto pode ser uma série de ilustrações, uma história em quadrinhos, tirinhas, livro infantil, etc. A importância de pensar num projeto é a possibilidade de canalizar nossa atenção e energia em algo que traga para o mundo nosso estilo de desenho. Algo que possa ser visto e consumido por outras pessoas.. 

Este é o objetivo final, encontrar o público que vai dialogar com seu estilo pessoal.

Quero me matricular agora
Faça uma aula experimental

Quer se tornar
um artista?

    Softwares utilizados


    A cada período do curso serão solicitados os materiais necessários.
    Clip Studio Paint

    Clip Studio Paint

    Clip Studio Paint, informalmente conhecido no Japão como Kurisuta, é uma família de aplicativos de software desenvolvidos pela empresa japonesa de software gráfico Celsys.
    Krita

    Krita

    Krita é uma ferramenta de criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais e animações, também podendo ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR
    Paint Tool

    Paint Tool

    SAI ou Easy Paint Tool SAI é um software de pintura digital para Microsoft Windows desenvolvido e publicado pela Systemax Software.
    Photoshop

    Photoshop

    Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster desenvolvido pela Adobe Systems.
    Procreate Pocket

    Procreate Pocket

    O Procreate permite criar obras de arte em um ritmo surpreendente, usando um sistema de camadas com filtros variados e milhares de pincéis.

    Professores

    Nossos professores trabalham no mercado de arte com ilustrações, concept art, quadrinhos, etc

    Davi Calil

    Pintura Tradicional

    Davi Calil é um quadrinista, ilustrador e arte-educador brasileiro. Já trabalhou na revista Mad e no design de personagens para à série animada Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), exibida pelo Cartoon Network Brasil. Entre suas obras, estão Uma Noite em L'EnferQuaisqualigundum (com Roger Cruz) e Turma da Mata: Muralha (com Roger Cruz e Artur Fujita). Em 2013, Calil fundou, com Greg Tocchini e Artur Fujita, um coletivo de quadrinhos chamado Dead Hamster, com o objetivo de publicar quadrinhos alternativos.