Pintura Relâmpago
Curso de pintura usando tinta guache. Foco em retrato, composição, teoria cromática e luz e sombra.
- 40 horas
- Iniciante
- A partir de 16 anos
- Presencial
A Pintura Relâmpago é uma técnica criada por Davi Calil. Essa forma de pintar surgiu a partir da mistura entre o processo clássico (que foca no contraste entre transparência e opacidade + claro e escuro) com a dinâmica da pintura ao ar livre, chamada Plein Air, (pinceladas ágeis e blocadas que sintetizam as formas e eliminam os detalhes).
Ao longo do curso o aluno irá aprender a dominar o uso da tinta na sua forma transparente (diluída) e opaca (densa com presença do branco). Essa compreensão leva ao controle da escala de valor tonal (relação entre os tons claros e escuros) que irão compor as áreas de luz e sombras. Após essa etapa haverá uma imersão no universo das cores, onde o aluno descobrirá como organizar os matizes (cores análogas, complementares, marrons e cinzas cromáticos).
O curso possui uma natureza prática, serão feitos inúmeros exercícios onde o aluno irá compreender composição, estrutura e expressividade fazendo uso de releituras de pinturas dos grandes mestres do passado, uso de fotografia e observação.
Haverá também, ao longo das aulas, abordagem de tópicos como história da arte e feedbacks constantes do professor, que fará um acompanhamento atento e individual, auxiliando cada um nas suas dificuldades pessoais.
O curso tem como objetivo tornar o aluno apto a pintar um retrato ou cena. Os fundamentos da pintura são universais, servindo tanto para pintura tradicional (independente da tinta) como para a pintura digital (independente do software). A compreensão do uso de cores, composição e expressividade farão com que o desenho, ilustrações e trabalhos pessoais dos alunos tenha uma evolução imediata.
A pintura é muito mais do que o ato de espalhar tinta na superfície do papel, é uma forma de pensar, enxergar e entender o mundo, ela nos conecta aos detalhes que estão a nossa volta e escapam da percepção da maioria das pessoas, que carecem do olhar afiado e da capacidade de concentração necessárias para tal feito.
Experiência:
Noção básica de desenho, mas não requer conhecimento prévio de pintura.
Equipamentos:
Introdução ao processo da pintura. Prática da escala de valor tonal, compreendendo assim a relação entre transparência e opacidade. Obtenção e natureza da forma através de exercícios usando planos, pontos de articulação, silhueta e proporção. Compreensão do processo com clareza, sabendo seu início, meio e fim. Nesse módulo o aluno irá fazer exercícios monocromáticos, usando apenas uma cor + preto e branco.
Aqui o aluno irá continuar na sua compreensão do processo, mas agora usando a mistura das cores.
A paleta de cores usada será a das cores Primárias: Cyan, Magenta e Amarelo.
Através da mistura das cores primárias é possível criar qualquer outra cor existente, porém o uso da cor só é satisfatório com aprendizado da composição, escolhendo entre contrastes de harmonia ou dissonância. A composição das cores ocorrerá com o uso do Triângulo de Goethe, entre elas estão: