Pintura Relâmpago

Curso de pintura usando tinta guache. Foco em retrato, composição, teoria cromática e luz e sombra.

A Pintura Relâmpago é uma técnica criada por Davi Calil. Essa forma de pintar surgiu a partir da mistura entre o processo clássico (que foca no contraste entre transparência e opacidade + claro e escuro) com a dinâmica da pintura ao ar livre, chamada Plein Air, (pinceladas ágeis e blocadas que sintetizam as formas e eliminam os detalhes). 

Ao longo do curso o aluno irá aprender a dominar o uso da tinta na sua forma transparente (diluída) e opaca (densa com presença do branco). Essa compreensão leva ao controle da escala de valor tonal (relação entre os tons claros e escuros) que irão compor as áreas de luz e sombras. Após essa etapa haverá uma imersão no universo das cores, onde o aluno descobrirá como organizar os matizes (cores análogas, complementares, marrons e cinzas cromáticos).

O curso possui uma natureza prática, serão feitos inúmeros exercícios onde o aluno irá compreender composição, estrutura e expressividade fazendo uso de releituras de pinturas dos grandes mestres do passado, uso de fotografia e observação.

Haverá também, ao longo das aulas, abordagem de tópicos como história da arte e feedbacks constantes do professor, que fará um acompanhamento atento e individual, auxiliando cada um nas suas dificuldades pessoais.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo tornar o aluno apto a pintar um retrato ou cena. Os fundamentos da pintura são universais, servindo tanto para pintura tradicional (independente da tinta) como para a pintura digital (independente do software). A compreensão do uso de cores, composição e expressividade farão com que o desenho, ilustrações e trabalhos pessoais dos alunos tenha uma evolução imediata.

A pintura é muito mais do que o ato de espalhar tinta na superfície do papel, é uma forma de pensar, enxergar e entender o mundo, ela nos conecta aos detalhes que estão a nossa volta e escapam da percepção da maioria das pessoas, que carecem do olhar afiado e da capacidade de concentração necessárias para tal feito. 

Pŕe requisitos

Experiência:

Noção básica de desenho, mas não requer conhecimento prévio de pintura.

Equipamentos:

  • Papel de Aquarela.
  • Tinta Guache (kit com cores primárias Cyan, Magenta e Amarelo + Branco e Preto)
  • Gode
  • Pinceis chatos de cerdas sintéticas
  • Fita crepe, papel toalha e água

Módulos do curso

Sobre o vai aprender .
Clique abaixo para saber mais

Módulos do curso

Sobre o vai aprender
  • 1 Valor Tonal e Luz & Sombra
  • 2 Teoria Cromática e Atmosfera
1 Valor Tonal e Luz & Sombra
Módulo 1

Valor Tonal e Luz & Sombra

Introdução ao processo da pintura. Prática da escala de valor tonal, compreendendo assim a relação entre transparência e opacidade. Obtenção e natureza da forma através de exercícios usando planos, pontos de articulação, silhueta e proporção. Compreensão do processo com clareza, sabendo seu início, meio e fim. Nesse módulo o aluno irá fazer exercícios monocromáticos, usando apenas uma cor + preto e branco.

Quero me matricular agora
2 Teoria Cromática e Atmosfera
Módulo 2

Teoria Cromática e Atmosfera

Aqui o aluno irá continuar na sua compreensão do processo, mas agora usando a mistura das cores.

A paleta de cores usada será a das cores Primárias: Cyan, Magenta e Amarelo.

Através da mistura das cores primárias é possível criar qualquer outra cor existente, porém o uso da cor só é satisfatório com aprendizado da composição, escolhendo entre contrastes de harmonia ou dissonância. A composição das cores ocorrerá com o uso do Triângulo de Goethe, entre elas estão:

  • Cores Análogas, que possuem relação harmônica e sensação de continuidade.
  • Cores Complementares (dissonantes) que contrastam fortemente entre si.
  • Cores Terciárias, os 3 Marrons (ocre, sépia e terra de siena) são cores muito importantes que requerem um estudo à parte para que haja compreensão do seu uso.
  • Cinzas Cromáticos, que são as cores mais neutras, essenciais para criação de diferentes tipos de atmosfera.
Quero me matricular agora
Faça uma aula experimental

Quer se tornar
um artista?

    Professores

    Nossos professores trabalham no mercado de arte com ilustrações, concept art, quadrinhos, etc

    Davi Calil

    Pintura Tradicional

    Davi Calil é um quadrinista, ilustrador e arte-educador brasileiro. Já trabalhou na revista Mad e no design de personagens para à série animada Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), exibida pelo Cartoon Network Brasil. Entre suas obras, estão Uma Noite em L'EnferQuaisqualigundum (com Roger Cruz) e Turma da Mata: Muralha (com Roger Cruz e Artur Fujita). Em 2013, Calil fundou, com Greg Tocchini e Artur Fujita, um coletivo de quadrinhos chamado Dead Hamster, com o objetivo de publicar quadrinhos alternativos.